Programas de Estudo

 

Observando-se a matriz curricular, os cursos organizam-se obedecendo a um cronogra...

Saiba Mais
 
Sistema de Educação Online

 

AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem

Saiba Mais
 
Seja Parceiro ICI Brasil

 

O ICI Brasil trabalha em parceria com empresas de varios seguimentos da educaç&atil...

Saiba Mais
 
Porque Estudar no ICI Brasil

 

Ao longo de seus  mais de vinte anos  de exist&ecir...

Saiba Mais
 

Trabalhando sob uma perspectiva freiriana o currículo do ICI assume um caráter intensamente pragmático. Freire, em sua concepção de uma metodologia fundamentada em uma construção conjunta, na qual aquele que aprende deve ser tão partícipe do processo do ensino quanto aquele que ministra o conteúdo a ser aprendido, defende que quando o aluno chega ao ambiente escolar, já carrega consigo um universo de conhecimentos vivenciais. É justamente considerando o padrão médio de seus alunos, que se caracterizam por apresentarem vasto repertório de vivência no campo bíblico/teológico, que o ICI trabalhou seu currículo de modo que as vivências prévias de prática de campo e de estudo pessoal do aluno, fossem aproveitadas e utilizadas como ponto de partida na formação de seu saber.

Em Paulo Freire encontra-se uma fala pragmática, altamente vinculada ao contexto social. A exemplo do ensino preconizado por Freire as escolas modernas precisam tratar o caráter do ensino referente ao domínio cognitivo, de forma intimamente vinculada à condição humana do ser. O ensino do conteúdo que desconsidera o acervo de informações das quais o aluno por vezes já tem amplo domínio, não só perdem de aproveitar as condições facilitadoras para aquisição de novas informações, como ainda inibem a possibilidade de potencializar a construção cognitiva do estudante.