Programas de Estudo

Observando-se a matriz curricular, os cursos organizam-se obedecendo a um cronogra...

Saiba Mais

Sistema de Educação Online

AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem

Saiba Mais

Seja Parceiro ICI Brasil

SEJA PARCEIRO

O ICI trabalha em parceria igrej...

Saiba Mais

Porque Estudar no ICI

Ao longo de seus quarenta e quatro anos de existência o...

Saiba Mais

Avaliação de Aprendizagem

Trabalhando sob uma perspectiva freiriana o currículo do ICI assume um caráter intensamente pragmático. Freire, em sua concepção de uma metodologia fundamentada em uma construção conjunta, na qual aquele que aprende deve ser tão partícipe do processo do ensino quanto aquele que ministra o conteúdo a ser aprendido, defende que quando o aluno chega ao ambiente escolar, já carrega consigo um universo de conhecimentos vivenciais. É justamente considerando o padrão médio de seus alunos, que se caracterizam por apresentarem vasto repertório de vivência no campo bíblico/teológico, que o ICI trabalhou seu currículo de modo que as vivências prévias de prática de campo e de estudo pessoal do aluno, fossem aproveitadas e utilizadas como ponto de partida na formação de seu saber.

Em Paulo Freire encontra-se uma fala pragmática, altamente vinculada ao contexto social. A exemplo do ensino preconizado por Freire as escolas modernas precisam tratar o caráter do ensino referente ao domínio cognitivo, de forma intimamente vinculada à condição humana do ser. O ensino do conteúdo que desconsidera o acervo de informações das quais o aluno por vezes já tem amplo domínio, não só perdem de aproveitar as condições facilitadoras para aquisição de novas informações, como ainda inibem a possibilidade de potencializar a construção cognitiva do estudante.